quinta-feira, 19 de julho de 2012

Rio de Janeiro: Café da Manhã no Parque Lage

E aí galera!

Nosso primeiro destino na Cidade Maravilhosa não é tão explorado pelos turistas de fora do país, mas é muito badalado e disputado entre os cariocas, principalmente nos finais de semana! Quem nunca tomou um café da manhã no Parque Lage, bem cedinho, não sabe como é começar um dia no Rio de Janeiro num local de muita paz e contato com a natureza.

Salão Central no Parque Lage

O Parque Lage era, na verdade, uma antiga fazenda particular localizada nos pés do Morro do Corcovado, situado no bairro de Jardim Botânico. Com o passar dos anos, e com as diversas trocas de proprietários, foi necessária tomar alguma ação para que o terreno e as construções no interior do mesmo pudessem ser mantidas. O governo do Rio resolveu, então, tombar o local como Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade do Rio de Janeiro, tornando o local público. Hoje em dia, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage opera no local, mas sempre aberto para visitações.

 Mesmo com chuva, o local não perdeu seu charme.


A grande atração do Parque Lage fica na sua principal construção: uma casa de estilo colonial, com um enorme aquário em seu vão central, cercada de verde por todos os lados. Nesta construção, há a Cantina da Dri, que serve, entre outras coisas, o famoso café da manhã. A bandeja não tem nada de muito chique, mas atende bem: pães, queijo, suco, uma bebida quente, frutas frescas e bolo por R$20. Nos finais de semana, o cardápio é um pouco mais requintado (fica a R$24), mas nada muito espalhafatoso. No final das contas, a comida em si é quase um detalhe perto da beleza do prédio e do local. Em dias de sol, as mesas ficam espalhadas ao redor do aquário/piscina, num clima muito gostoso. Visitamos em um dia mais chuvoso, mas mesmo com as mesas debaixo das marquises, o clima era de paz e tranqüilidade – aliás, o friozinho até deixou o clima muito bom também!

O café da manhã e o visual: ambiente perfeito!

Fica então a dica pra quem tiver disposição pra acordar cedinho. A visitação é gratuita e há estacionamento no local – mas novamente fica o alerta de procurar chegar o mais cedo possível, principalmente nos finais de semana. O Parque Lage funciona das 9h até as 17h e o café da manhã é servido até as 13h. Programa cedo, relativamente barato, e que dá tempo de sobra pra visitar algum outro destino da cidade. Para conhecer mais alguns, fiquem ligados nos próximos posts do blog!

Praça e chafariz em frente ao prédio principal: paz e tranquilidade...

Partiu!

8 comentários:

  1. Oi, Gustavo. Tudo bem?
    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie - Boia Paulista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalie!
      Noooossa, muito obrigado pela moral!! Espero que gostem do post, adoramos visitar o Parque Lage, muito gostoso!
      Obrigado pela visita!
      Valeu!

      Excluir
  2. Sou louca por conhecê-lo, mas nas vezes em que estive na cidade as companhias não quiseram ir.. Pretendo retornar no verão de 2013 e dai quero reservar uma manhã para ele e um dia inteiro para o Jardim Botânico!! Abraços,
    Paula
    www.mochilinhagaucha.blogspot.com.br
    ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula!
      Convence suas companhias na próxima vinda ao Rio por que vale muito a pena! Já começa o dia naquele clima tranquilo, com um café da manhã saudável... Se engatar com um Jardim Botânico (veja nosso post: http://checkinpelomundo.blogspot.com.br/2012/07/rio-de-janeiro-jardim-botanico.html) então, fica melhor ainda!
      Obrigado por comentar!
      Valeu!

      Excluir
  3. Adorei o post! Vou tentar comemorar meu aniversário lá, assim começo bem o dia e ainda emendo com uma caminhada! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigado pelo elogio! O Parque Lage é um daqueles lugares que não importa o tempo, o visual é sempre lindo! Com certeza seu dia vai começar muito bem com uma caminhada por lá!
      Obrigado por comentar!
      Valeu!

      Excluir
  4. Vou seguir sua dica.
    E por favor, poste mais roteiros assim, que une cultura, meio ambiente e gastronomia.

    Parabéns.
    Profa. Sônia Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia,
      Pode seguir a dica, é muito gostoso o passeio - e o café, claro.
      Quando os passeios juntam cultura, natureza e gastronomia, fazer o post é sempre mais fácil. =)
      Obrigado por comentar.
      Valeu!

      Excluir