sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Buenos Aires: Calle Florida

E ai galera!

Buenos Aires, definitivamente, é um bom lugar para compras. Convenhamos: ir pras lojas e pagar com um dinheiro que vale metade do seu (fazendo com que você tenha o “dobro”) facilita um bocado as coisas. Além do câmbio favorável, uma famosa rua da capital argentina abriga o principal ponto para turistas – e locais – caírem dentro das compras: a Calle Florida.

 Calle Florida

A rua começa próxima à Plaza de Mayo (onde fica a Casa Rosada) e se prolonga até a Plaza San Martín. Desde 1969, ela é toda pavimentada e de uso exclusivo de pedestres, o que lembrou bastante as peatonais de Montevidéu. Caminhando pela Florida, fatalmente você será abordado pelo pessoal do câmbio negro (paralelo), como abordamos no post sobre que dinheiro levar para Buenos Aires. Não chegamos a trocar dinheiro com eles, mas muita gente troca.

Calle Florida é longa e tem diversas opções de lojas de tudo quanto é tipo, bares e restaurantes. Mas, sem dúvidas, o seu ponto mais famoso é no cruzamento com a Córdoba, onde fica a Galeria Pacífico. O prédio, que hoje abriga um shopping, tem muita história! Levantado em 1889, a Galeria já abrigou em um de seus andares o Museu Nacional de Belas Artes, que hoje funciona em Recoleta. Mas pra quem curte artes, no último andar da Galeria funciona o Centro Cultural Borges, com diversas obras de artistas plásticos argentinos. Cem anos depois de sua construção, em 1989, a Galeria foi declarada Monumento Histórico da Argentina. Hoje a galeria é um shopping com várias lojas locais e de marca, conhecida principalmente pelo lindo mural no teto de sua cúpula central, inspirado na Galeria Lafayette, em Paris. É tanta história que - pasmem - há um tour guiado pela Galeria contando toda a história, basta perguntar no guichê de informações na entrada do shopping. A Galeria Pacífico tem free wi-fi (só precisa fazer aqueles cadastros chatos) e uma praça de alimentação com diversos restaurantes.

Galeria Pacífico: história e compras!

A cúpula da Galeria Pacífico e sua árvore de Natal

Continuando o passeio pela Florida, chegamos em uma das melhores lojas da rua: a Falabella (Florida, 202). É uma grande loja de departamento com vários andares e diversas marcas famosas de roupas para homens, mulheres e crianças, eletrônicos, artigos pro lar, cosméticos, enfim, muita coisa - e com preços ótimos! Fizemos a festa, pois tinha muita coisa em promoção pós-Natal, principalmente roupas. Os eletrônicos não estavam com preços tão bons, e achamos melhor deixar pro Free Shopping do aeroporto, que estava com preços melhores.

Na Falabella: Cada andar, várias marcas famosas...

...com promoções e bons preços!

Falando em compras, é bom explicarmos um pouco do que é o Tax Free. É um benefício que o turista tem na Argentina em que você recupera parte do que gastou, referente aos impostos no país. Nem toda loja tem, mas pergunte SEMPRE na hora de pagar. O site da Galeria Pacífico oferece uma lista dos estabelecimentos que praticam o Tax Free. Basta apresentar seu passaporte (ou identidade) e pedir no caixa. Vale para compras a partir de US$70 e representa um desconto por volta de 15%. Apresente suas notas do Tax Free no aeroporto quando for deixar o país.

Dá pra passar o dia todo caminhando pela Calle Florida e fazer compras. Mais uma dica importante: por ser muito movimentada e cheia de gente fazendo compras, não é raro casos de furtos. Então tome cuidado quando andar pela rua com suas sacolas e, para as mulheres, com suas bolsas. Evite ficar muito tempo namorando as vitrines: entre logo na loja pra evitar perrengues.

Como não podia deixar de ser, uma Havanna na Calle Florida

Chegar lá é bem fácil, não será problema pra nenhum taxista. Se você preferir o metrô da cidade, pode escolher dentre as estações Perú (linha A), Florida (B), Plaza San Martín e Lavalle (C) e Catedral e 9 de Julio (D).


Feitas as compras, agora é hora de explorar a cidade. Acompanhem nossos próximos posts sobre a capital argentina!

Partiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário