terça-feira, 4 de novembro de 2014

Assunção: Club Nacional

E ai galera!

Relembrando nosso último post, sobre nossa visita ao estádio La Olla, casa do Cerro Porteño: do alto da arquibancada, foi possível avistar um outro estádio, praticamente colado com o Cerro. Bom gramado, arquibancada acanhada. Se tratava de um clube menor da cidade, mas que vivia em 2014 um dos momentos mais gloriosos de sua história: o Club Nacional.

 A entrada do Estádio Arsenio Erico... 

O Nacional é conhecido como Nacional Querido, por ser um "segundo clube" de muitos paraguaios, algo parecido com o que rola com a (finada) Portuguesa em São Paulo ou o América no Rio. O pequeno clube homônimo do gigante uruguaio tinha acabado de completar 110 anos e de se tornar vice-campeão da Copa Libertadores 2014 (perdeu a final para o San Lorenzo da Argentina) e vinha de um título nacional em 2013. Quando conhecemos sua estrutura, ficamos ainda mais impressionados com o histórico vitorioso recente do tricolor.

...e a entrada do clube social.

Área de imprensa do Nacional

Como de costume, fomos recebidos com surpresa na entrada do clube. Afinal, o Nacional não é um dos clubes mais conhecidos do país: que diabos esses brasileiros estão fazendo aqui? Dessa vez, um funcionário fez questão de nos acompanhar e mostrar as humildes instalações do clube tricolor. Bem modesto, o Estádio Arsenio Erico tem capacidade para 8500 pessoas e só possui arquibancadas em suas laterais. Ainda dentro do clube, um gramado menor para treinamento, um container que devia abrigar alguma sala administrativa, uma área social e pronto. Como pode um clube desse tamanho quase conquistar a América? Sensacional!

Mesmo com pequena estrutura, chegaram longe demais!

Pra confirmar nossa impressão de que os paraguaios sabem receber muito bem seus visitantes, após a visita, fomos presenteados com adesivos e revistas do clube, enaltecendo os títulos recentes. Ainda trocamos uma ideia sobre futebol, claro, e obviamente estavam muito bem informados sobre nossos times brasileiros. Nos sentimos em casa!


Visitar o Club Nacional não estava nos planos e também não é um destino que qualquer pessoa faria. Mas, normalmente, não são esses passeios que mais nos surpreendem? Curtimos muito e, se você é fanático por futebol como nós e já vai visitar o Cerro Porteño, por que não?

Os brindes que ganhamos dos funcionários do Nacional

E finalmente está finalizado o nosso tour futebolístico por Assunção! Relembrando:
- Museu do Futebol Sul-americano (Conmebol)
- Estádio Defensores del Chaco
- Club Libertad
- Club Olimpia
- Club Cerro Porteño
- e finalmente o Club Nacional!

No próximo post vamos explorar os principais pontos do Centro de Assunção.

Partiu!

2 comentários: