terça-feira, 26 de abril de 2016

São Lourenço da Mata: Arena Pernambuco

E ai galera!

Ahhh, qual é? Acharam mesmo que passaríamos por Recife sem dar aquela explorada nos estádios da cidade? Quem acompanha a gente sabe que não resisto a um estádio (ou qualquer coisa relativa ao futebol) e claro que na capital pernambucana não seria diferente. A cidade, que tem Santa Cruz, Náutico e Sport como seus principais clubes, respira futebol.

 Mais um pra coleção: a Arena Pernambuco!

Só que nosso tour vai começar justamente pelo maior e mais moderno do estado, que não pertence a nenhum dos três, mas que ficou mundialmente famoso desde que nasceu: a linda Arena Pernambuco.


O estádio

Inaugurado em 2013 (amistoso Náutico 1x1 Sporting, de Portugal) e com capacidade de pouco mais de 46 mil pessoas, a Itaipava Arena Pernambuco foi construída, como todos sabem, para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 (de péssimas lembranças para nós, convenhamos). Mas antes dela, a Arena recebeu três jogos da Copa das Confederações em 2013 (já de lembranças melhores). Apesar de ter representado a cidade de Recife, a Arena está localizada no município de São Lourenço da Mata, na região metropolitana da capital.


Particularmente, a construção de um estádio novo na região não fazia (e ainda não faz) muito sentido pra mim, pois Recife já possuía três estádios de bom porte: o Arruda, a Ilha do Retiro e o Aflitos, de propriedades, respectivamente, de Santa Cruz, Sport e Náutico, que poderiam ser reformados ou ampliados. Enfim, a gente imagina. A Arena, financiada por meio de parceria público-privada, saiu por R$ 650 milhões, até barato em relação à alguns estádios da Copa, como o Maracanã, a Arena Corinthians e o Mané Garrincha, que tiveram custos bilionários.

Estádio novo é outra coisa né: todo suporte e estrutura para qualquer tipo de necessidade está disponível na Arena. Alimentação, informação, acessibilidade... O tal "padrão FIFA" também tem suas vantagens. Programa tranquilo para toda família.


Como arrumar ingressos?

O site oficial da Arena Pernambuco vende ingressos para todos os jogos que acontecem por lá. Em casos especiais, ele vai te indicar onde comprar (site ou pontos físicos). Fique ligado na agenda da Arena. Se você já souber quais clubes jogarão, os sites deles com certeza terão as informações.

Em jogos mais vazios, a bilheteria da Arena é uma opção.

Conheci o estádio em 2014 e assisti a Náutico 0x1 Vasco pela Série B (ok, fui secar os caras, mas não deu!) e adquiri meu ingresso na hora, na bilheteria do estádio. Super rápido e fácil. É uma opção, mas pode ser arriscado comprar seu ingresso na hora em jogos de maior apelo, como clássicos locais ou finais.

Lembrando que estudantes devidamente identificados, idosos, cadeirantes e crianças entre 8 e 15 anos tem direito à meia entrada.


Como chegar?

O acesso para a Arena Pernambuco, sem dúvidas, não é simples. Até mesmo quem mora em Recife tem dificuldades de chegar lá e reclama bastante da distância. Da praia de Boa Viagem, por exemplo, até lá, são aproximadamente 25km, em trajetos que levam 40 a 50 minutos de carro, sempre com aquele engarrafamento típico da BR-408. Se o trajeto é complicado, pelo menos o estádio tem um grande estacionamento (pago, preços no site).

Área externa é enorme, com vários monumentos.

Chegar lá via transporte público também não é trivial. O metrô, por exemplo, depende se você irá na torcida da casa ou a visitante. No primeiro caso, deve-se saltar na estação Cosme e Damião e pegar o ônibus integração que te deixa na frente do setor Sul. Para a torcida visitante, a estação é a Rodoviária - TIP, onde você pega o ônibus que te deixa no setor Noroeste. Se sua opção for o ônibus, há um único ponto na frente da Arena, já na BR-408. As linhas podem ser conferidas no site da Grande Recife, que gerencia o transporte rodoviário na cidade. O fato é que dificilmente você chegará na Arena Pernambuco usando apenas um modal de transporte (ou sem uma boa caminhada).

Melhor opção? Na boa? Junta uma galera que quer ir e racha um táxi. Bem menos dor de cabeça.



O nosso tour pelos estádios de Recife continua no próximo post! Fui conferir a casa de um dos maiores clubes de Pernambuco.

Partiu!

2 comentários:

  1. Amazing place for new visitor, and you are skilled blogger. Thanks for sharing it with us
    Hot Air Balloon Dubai

    ResponderExcluir
  2. Best article for new visitor. Thanks for sharing with us
    SnapTube App for MP3 Downloader

    ResponderExcluir